7 áreas da administração para atuar depois de formado

Published by Somali Almiron on

áreas da administração

O curso de graduação em administração é um curso maravilhoso, pois pode ser cursado tanto presencialmente quanto à distância e é ideal para quem deseja ter um amplo leque de atuação no futuro. Pois, ele abre várias portas e as possibilidades de atuação são bem variadas. Se você está pensando em fazer esse curso, mas está em dúvida de onde trabalhará depois de formado, sabia que você terá muitas opções para escolher. Você poderá trabalhar em grandes empresas, prestar concursos públicos, trabalhar de forma autônoma e até lecionar para cursos de nível superior. Ficou curioso? Então continue a leitura e descubra quais são as possíveis áreas da administração.

Quais são as áreas possíveis na administração?

O curso de graduação não é o curso mais concorrido em universidades públicas e menos ainda em universidades particulares. Outra vantagem deste curso é o preço da mensalidade nas instituições privadas, pois, por ser um curso que não exige laboratórios caríssimos, como a medicina e engenheira, por exemplo, costuma ter um preço bem acessível. Mas isso não faz dele um curso ruim, na verdade é bem o contrário! Esta é uma excelente opção de curso por apresentar muitas opções ao recém formado. Vejamos agora todas as possíveis áreas de trabalho de um bacharel em administração.

Auditoria: uma das melhores áreas da administração!

As empresas geralmente possuem um administrador dentro da empresa para realizar os seus processos pertinentes. Porém, para evitar que passe batido algum detalhe que possa prejudicar financeiramente ou a nível fiscal a instituição, as empresas costumam contratar administradores auditores, que vão até a empresa com o objetivo de encontrar falhas técnicas e corrigi-las antes que um fiscal possa vir a fazer uma auditoria oficial e gerar multas, ou que ocorra um rombo na contabilidade e passe despercebida. Este é um ótimo ramo de atuação dentre as áreas da administração.

Consultoria

Um administrador consultor exerce a função de ir até as empresas que o contratem e auxiliá-las a melhorar seus processos administrativo. Estes profissionais recebem geralmente por hora ou por trabalhos pontuais. Não são funcionários das empresas e por esse motivo, trazem um olhar diferenciado ao negócio. Ele geralmente chega nas empresas e fica apenas observando nos primeiros dias, afim de identificar as possíveis falhas nos processos ou pontos a serem melhorados. Depois, ele gera um relatório de melhorias a serem implementadas, que caso aprovado pela direção da empresa, é implementado. Ele pode participar ou não da implementação, dependerá do acordo efetuado entre e a instituição. Essa é uma das mais lucrativas dentre as áreas da administração.

Finanças

O gestor de finanças trabalha de forma semelhante ao administrador consultor. Com a diferença que o gestor de finanças foca sua consultoria na questão financeira da empresa, otimizando os lucros e revendo questões como precificação e gastos que podem ser cortados ou substituídos. Este profissional é um grande aliado da saúde financeira da empresa!

Gestão de Pessoas

O graduando de administração também pode atuar como gestor de pessoas. Pois, durante sua graduação ele estuda várias cadeiras sobre esta área de atuação. O gestor de pessoas é o responsável pelos empregados, fazendo tarefas relacionadas com a folha de pagamento, tratando de conflitos entre colaboradores, efetuando novas contratações e demissões e administrando o plano de carreira dos funcionários. Ele também atua fazendo pesquisas de clima organizacional e propondo melhorias na qualidade do ambiente de trabalho através das respostas colhidas nestas pesquisas.

Marketing

O administrador também pode colaborar muito para campanhas de marketing dentro da empresa, pois como ele conhece a fundo suas metas, missão, visão e valores, é uma pessoa chave para opinar sobre como a empresa precisa ser enxergada pelos clientes e pela comunidade. Eles não fará a questão de marketing sozinho, mas auxiliará muito se colaborar nestas tarefas.

Planejamento estratégico

O administrador também pode trabalhar nas tarefas relacionadas ao planejamento estratégico, aplicando avaliações sobre os procedimentos internos, verificando onde estão as falhas organizacionais e formulando metas para a melhoria dos processos. Ele atua de forma um pouco semelhante ao administrador consultor, com a diferença que o planejamento estratégico é realizado por profissionais que trabalham efetivamente dentro da empresa. O planejamento estratégico pode até contar com um consultor, mas a presença de um administrador interno é indispensável. Por isso, esta é uma ótima área dentre as áreas da administração.

Carreira acadêmica

Por fim, uma carreira interessantíssima para quem fez administração e não deseja trabalhar diretamente com os processos internos de empresas, é a carreira acadêmica. Neste caso após se formar em administração, ele segue estudando e ingressa em um mestrado. Durante o mestrado ele já terá a oportunidade de ministrar aulas através de estágios curriculares. Depois de concluir o mestrado, ele já poderá optar por começar a dar aulas para o nível superior ou continuar sua formação partindo para um doutorado.

E aí, qual das áreas da administração fazem mais sentido para você?

Agora que você já conheceu algumas das diversas opções onde um graduando do curso de administração poderá trabalhar, já pode entender melhor para qual lado você deseja seguir depois da sua formação. Lembrando que o ramo de concursos públicos também é muito promissor par quem possui essa graduação.