7 profissões de humanas que estão em evidência

Published by Somali Almiron on

profissões de humanas

Na hora de escolher a carreira que você vai seguir, é muito importante que você avalie bem as suas opções. Pois essa é uma escolha que interfere diretamente na sua qualidade de vida no futuro. Afinal, trabalhar com algo que você gosta é o melhor presente que você pode dar a si mesmo. E para alcançar esse objetivo, é importante que você comece desde já, pois você pode criar uma herança para você mesmo, para daqui alguns anos. O primeiro passo para isso é escolher em qual grande área você se encaixa. Se você já sabe que suas características são mais próximas da área das ciências humanas, então este texto é para você! Aqui você encontrará várias dicas de profissões de humanas que estão em alta e que serão tendência nos próximos anos.

Gestor de Mídias Sociais

Em plena era digital, é quase impossível de encontrar uma empresa que não utilize suas redes sociais para alimentar seu funil de vendas e atrair de forma orgânica inúmeros clientes potenciais. Principalmente porque as redes sociais não geram um custo para a empresa. Mas, para alimentar as páginas das redes sociais é necessário que hajam pessoas trabalhando constantemente nisso. E é justamente isso que faz um gestor de mídias sociais. Ele planeja a agenda de posts alinhadas com as campanhas, que são desenhadas juntamente com a área de marketing da empresa. Este profissional também pode produzir os conteúdos ou terceirizar esta tarefa. Se você se interessou pela profissão, sabia que serão necessárias algumas habilidades para exercê-la, como boa comunicação, boa escrita e uma boa base de marketing digital. Se você possui essas habilidades, esta é uma das profissões de humanas que pode ser ideal para você.

Gestor de Comunidade

O gestor de comunidade é o responsável por representar a marca da empresa, se comunicando com clientes e criando um ambiente propício para desenvolver entre eles um senso de coletividade. Ele faz com que as pessoas que fazem parte do mesmo grupo de consumo criem uma comunidade entre si. Além disso, ele é o responsável pela imagem da empresa que ele representa diante dessa comunidade. Para trabalhar como gestor de comunidade é necessário que você goste de trabalhar com pessoas e tenha facilidade em se comunicar.

Produtor de conteúdo SEO

O produtor de conteúdo com foco em Search Engine Optimization (SEO) é a pessoa que cria artigos e textos para sites e blogs com o objetivo de ranquear bem no Google. Calma, vou explicar. Sabe quando você digita uma pesquisa no Google? Aparecem primeiramente os sites patrocinados, ou seja, que estão pagando para aparecer no topo da pesquisa. Mas, logo abaixo, aparecem textos de outros sites. Para ranquear estes textos, o Google tem um mecanismo chamado de SEO, que reúne uma série de critérios para classificar o texto entre os melhores. O produtor de conteúdo SEO precisa conhecer esses critérios e produzir textos baseados neles. Este profissional não precisa ter uma graduação específica, mas precisa conhecer as regras ortográficas da língua em que está está escrevendo e as regras de SEO. Esta é uma ótima opção dentre as profissões de humanas!

Designer instrucional

O design instrucional nada mais é do que a engenharia pedagógica, ou seja, a estruturação de cursos e o planejamento pedagógico com foco na qualidade e efetividade da aprendizagem. Ele tem como principais atividades mapear o que o aluno precisa realmente saber e criar conteúdos e estratégias para que estes objetivos sejam alcançados. Ele precisa saber muito sobre a área técnica de atuação e também sobre técnicas pedagógicas. Seus conteúdos devem ser de fácil assimilação e devem provocar interesse e engajamento por parte do aluno. Ele se difere do produtor de conteúdo tradicional, pois sua função vai muito além de apenas comunicar o conteúdo, pois ele também é responsável por prender a atenção do aluno e garantir a efetividade da aprendizagem.

Customer Success

As empresas atualmente estão se dando conta que é muito mais caro conquistar novos clientes, do que manter os clientes que já possuem. Por isso, estão investindo muito atenção do sucesso do cliente pós compra. Portanto, uma profissão que está crescendo muito e tende a ser uma tendência é o profissional de Customer Sucess. Mas, afinal, o que ele faz? Vou explicar: o profissional de CS atua em contato direto com os clientes que já efetivaram suas compras, com o objetivo de tornar aquela a melhor experiência possível para ele. Este profissional é a pessoa que estará na linha de frente, fazendo com que o cliente atinja efetivamente o objetivo que fez com que ele entrasse em contato com a empresa. Para fazer isso, ele tira dúvidas, resolve pendências, filtra o atendimento, encaminha para o setor responsável pela solução e monitora o sucesso desta resolução.

Influencer digital

Uma das profissões de humanas mais em alta no momento é a carreira de influencer digital. Ele usa as principais redes sociais para engajar pessoas, estimular estilos de vida e, claro, influenciar a aquisição de certos produtos, sem deixar extremamente claro esse objetivo. Para que ele conquiste e mantenha seu público engajado, ele precisa estar frequentemente produzindo conteúdos e inspirando pessoas.

Mas você deve estar se perguntando, quem paga este profissional? Na verdade ele possui várias fontes de remuneração. Ele pode disponibilizar suas redes sociais para que as empresas façam anúncios, pode ser um afiliado, divulgando produtos através de suas páginas e recebendo uma porcentagem por cada compra e se pode receber das plataformas também. Por exemplo, se este profissional for um YouTuber, ele pode receber pela quantidade de visualizações em seus vídeos no YouTube. Além das outras formas citadas anteriormente. Parece uma profissão simples, mas a verdade é que existe muita concorrência e é difícil se destacar.

E aí gostou das dicas? O mercado de trabalho está mudando! E é muito importante que você se mantenha atualizado nas tendências para o futuro. Boa sorte na sua jornada.