Educação À Distância No Brasil: Ensino Médio, Graduação E Pós-Graduação

Educação à distância

Quando falamos de educação à distância sempre nos vem à cabeça algo inovador na educação no Brasil, mas na verdade o que temos de inovador são as tecnologias usadas na educação à distância e a ampliação nos níveis de ensino.

Quem viveu no período que não tínhamos a internet deve se lembrar dos supletivos à distância, para quem agora está em idade escolar de ensino médio ou mesmo graduação nem deve saber o que é isto, por isto vou explicar um pouco também.

Os supletivos à distância eram os cursos mais curtos de ensino médio de educação à distância, que era feito por meio de correspondências e provas, isto mesmo, as apostilas e materiais de estudo chegavam pelos correios e o aluno tinha que ir fazer as provas.

Educação à distância

Para falar sobre esta expansão e a oferta atual de cursos na educação à distância, aqui vamos poder ver:

  • Como se deu a expansão da educação à distância no Brasil;
  • O antigo supletivo e o ensino médio na educação à distância;
  • Universidade à distância;
  • Os níveis de educação à distância.

Como Se Deu A Expansão Da Educação À Distância No Brasil

Com o advento da internet foi que as correspondências fossem substituídas por plataformas de internet e depois ainda foram agregados os aplicativos que hoje grande parte das universidades já têm.

Com esta substituição, as universidades também conseguiram baixar o custo das plataformas e foi possível uma primeira expansão dos cursos de graduação EAD (ensino à distância).

Com esta expansão e a parte da redução do custo repassada para os alunos, novamente foi possível baixar os custos, isto porque o custo de cada aluno varia pouco no suporte da plataforma, no número de professores e funcionários, que são os principais itens que geram custos na educação à distância.

Saiba porque o ensino a distância é o que mais cresce no Brasil: https://vaidebolsa.com.br/por-que-o-ensino-a-distancia-e-o-que-mais-cresce-no-brasil/

Educação à distância

O Antigo Supletivo E O Ensino Médio Na Educação À Distância

Hoje, a maior parte dos cursos de educação à distância são os de graduação, mas o ensino médio também pode ser cursado desta forma.

O antigo supletivo que era principal modalidade de educação à distância foi alterado, mas ainda existe também, com a possibilidade de que as pessoas que não tem acesso à internet comprem os materiais nas sedes das escolas que tem estes cursos e depois voltem para fazer as provas.

Universidade À Distância

Como disse anteriormente o majoritário hoje na educação à distância é a graduação EAD. Como quase todo mundo hoje em dia já ouviu falar sobre este tipo de graduação as pessoas no mínimo se questionam se é confiável cursar a universidade à distância.

Para que você possa avaliar se vale ou não a pena cursar graduação EAD você pode ver os usar os seguintes critérios:

  • Disponibilidade de tempo;
  • Custo;
  • Oferta do curso na modalidade à distância;
  • Qualidade da universidade.

A disponibilidade de tempo para cursar uma universidade à distância basicamente é a mesma para que você curse de forma tradicional, o que muda é o que com a graduação EAD você pode flexibilizar seu horário.

Junto com o fator da flexibilização do horário que é bastante importante para quem tem um trabalho que exige viagens ou que não tem um horário determinado a cumprir também há que adicionar o tempo de deslocamento que costuma somar e muito no cotidiano das pessoas que vivem nos grandes centros urbanos.

E aí entramos no custo, porque estes deslocamentos custam dinheiro e quanto maior a cidade maior esta despesa com transporte e também com alimentação que você terá ao cursar uma universidade tradicional.

Além disto, o custo da mensalidade é por volta de 50% mais barato na graduação EAD, considerando o mesmo curso e universidade.

Mas não é só de contas de tempo e dinheiro que tua decisão vai ter que se basear, você também terá que observar se o curso que você pretende fazer existe na modalidade de educação à distância.

E é bom verificar a qualidade da universidade que você quer cursar, que você pode observar baseando nos parâmetros do mesmo curso na modalidade presencial.

Sobre estes dois assuntos, você pode acessar aqui um texto que preparamos sobre a universidade à distância e a oferta de cursos nesta modalidade de ensino.

Você sabe como escolher a sua graduação ou pós-graduação à distância? Clique e descubra: https://vaidebolsa.com.br/cursos-a-distancia-como-escolher-a-sua-graduacao-ou-pos-graduacao/

Os Níveis De Educação À Distância

Além da graduação EAD que hoje tem mais adesão e hoje já representa 20% das matrículas, também são oferecidos muitos cursos livres e de pós-graduação na educação à distância, hoje já é possível estudar à distância:

  • mestrado ou doutorado;
  • idiomas;
  • artes gráficas;
  • história;
  • dentre muitas outros cursos.

Uma das plataformas de cursos livres, mestrado, doutorados e cursos de aperfeiçoamento profissional que tem muitos cursos de universidades conceituadas é a Coursera, vou deixar o link aqui para você dar uma conferida lá.

E aqui você ler mais sobre o aumento de alunos na graduação EAD, em uma matéria que a revista Exame preparou.

Agora só posso desejar, bons estudos!

Written by