Encceja: o que é? Entenda o exame e veja as possibilidades

Published by Somali Almiron on

encceja o que é

As vagas de emprego estão cada vez mais exigentes. Há poucas décadas o ensino fundamental era suficiente para que alguém conseguisse uma vaga de emprego. Bastava que esta pessoa quisesse trabalhar, fosse esforçada e mostrasse que daria conta do trabalho. Entretanto, quando passou a ser exigido o ensino médio para praticamente todas as profissões, se tornou imprescindível o certificado de conclusão do ensino médio para conseguir um emprego. Como muitas pessoas não puderam frequentar o ensino médio na época da adolescência, o surgimento do Encceja ajudou muito neste quesito. Mas, afinal, o que é o Encceja? Continue a leitura e entenda o que é e as vantagens do Encceja.

O que é Encceja?

O Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o Encceja, foi uma iniciativa do Ministério da Educação no ano de 2002. Seu objetivo era incentivar as pessoas que não puderam concluir o ensino médio na época designada para isso, por algum motivo de força maior, a obterem o certificado de conclusão.

Durante o período de 2009 a 2016 o Enem passou a cumprir o papel de certificador e o Encceja passou a ser aplicado apenas para estrangeiros que quisessem obter o certificado através da prova. Mas, em 2017, o MEC decidiu adotar o encceja novamente e o Enem deixou de cumprir este papel.

Quem pode fazer?

Qualquer pessoa que não tenha concluído o ensino fundamental e médio na idade adequada para cada etapa e que possua acima de 15 ou 18 anos, pode fazer a prova do Encceja. Se a pessoa deseja concluir o ensino fundamental é necessário que ela não tenha cumprido as etapas na idade regular e que possua mais de 15 anos. Já para o ensino médio a idade mínima passa a ser de 18 anos.

Se você se encaixa em um destes requisitos, fique atento às datas. As inscrições para prestar o exame costumam sair em meados de agosto e devem ser realizadas no site oficial do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A inscrição é gratuita e para efetuá-la você deve ter em mãos seus documentos: CPF e Identidade com foto.

Posso fazer uma graduação após fazer o Encceja?

Esta é uma dúvida muito comum, pois nenhum indivíduo consegue cursar o ensino superior sem ter concluído o ensino médio. Porém, quando o estudante passa na prova do Encceja, para certificação do ensino médio, ele recebe um certificado tão válido quanto o obtido por quem cursa regularmente. Por isso, a resposta é sim! Quem faz a prova do Encceja para concluir o ensino médio pode usar o diploma obtido para ingressar no ensino superior.

Obviamente a pessoa terá que prestar o vestibular ou fazer o Enem para poder ingressar na graduação. Mas o fato de não ter cursado o ensino médio de forma tradicional não o impedirá de cursar a graduação e seguir sua carreira.

Como é a prova?

A prova é tradicionalmente aplicada em dois turnos, metade de manhã e metade à tarde, totalizando 9 horas de duração. Esta prova é formada por 60 questões objetivas, divididas entre as disciplinas, e uma redação. Na prova do ensino fundamental são aplicadas 30 questões de Ciências Naturais e Matemática e 30 questões de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação, História e Geografia, além da redação.

Já na prova de certificação do ensino médio, o que muda são as disciplinas abordadas e a profundidade exigida em cada área do conhecimento. A prova do ensino médio fica da seguinte forma: 30 questões sobre Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias e as outras 30 sobre Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. O tempo total de realização da prova é o mesmo.

Como se preparar para a prova do Encceja?

Para fazer a prova é indicado que você se prepare antes, estudando os assuntos que cairão. Na internet há muito material disponível para estudo, como videoaulas no YouTube, por exemplo. Além disso, o portal do Inep disponibiliza um material completo para sua preparação. Você pode acessar o material através deste link e se preparar para realizar a prova e obter o seu certificado de conclusão do ensino médio.