Enem digital como funciona? Tudo sobre o exame aqui!

Published by Somali Almiron on

enem digital

Desde o ano de 2015 há um projeto de digitalização da principal prova de entrada para o ensino superior, o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. O projeto visa eliminar totalmente a impressão das provas, que passarão a ser aplicadas de forma totalmente digital. O projeto piloto saiu em 2020 do papel e tem previsão de durar até 2025. Isso para que a estratégia seja bem testada e validada, antes de ocorrer a transição definitiva.

Ficou curioso para saber como irá funciona o Enem Digital? Então continue a leitura e fique por dentro dos detalhes desta nova forma de aplicação da prova e até quando a prova ainda será impressa.

O que é o Enem Digital e como funciona?

O Enem Digital é a versão virtual de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio. Ele começou a ser aplicado em 2020 e ainda está em fase de testes. Nesta versão de aplicação o aluno realiza o exame diretamente em um computador,  respondendo todas as questões de forma virtual.

Entretanto, o aluno ainda precisa se deslocar até uma instituição para a aplicação da prova. Ou seja, o aluno não realizará a prova em casa, de forma alguma. Esta instituição disponibiliza laboratórios de informática, com os softwares necessários para a realização do exame.

A prova continua sendo individual, sem consultas e com a supervisão de fiscais designados para isso. A estrutura da prova também continua sendo a mesma. Ou seja, com o mesmo número de questões, mesma distribuição de questões por áreas do conhecimento e dividida em dois dias. A redação também continua sendo obrigatório e continua tendo o mesmo peso da versão impressa do exame.

Como funciona o Enem Digital, é obrigatório?

Enquanto a versão digital do Enem estiver em fases de testes ela não é obrigatória. Nesta primeira etapa de testes é previsto que apenas 1% dos alunos realizem a versão do ENEM Digital, sendo que este número aumentará de forma progressiva.

Até o ano de 2026 o Enem deverá ser 100% digital, pois de acordo com o ministério da educação e Inep, as provas realizadas de forma digital se tornam mais baratas e mais seguras que a forma tradicional de aplicação.

Como optar pela Enem Digital?

Para realizar o Enem de forma digital é necessário informar esta opção no momento da inscrição. Entretando somente algumas cidades do país disponibilizam esta opção, por enquanto. Portanto, caso você deseje realizar sua prova neste novo formato, você deverá escolher uma cidade que possui disponibilidade para aplicação digital. Em 2020 várias cidades do Brasil já disponibilizaram a opção do Enem Digital e em 2021 serão disponibilizados em mais algumas cidades.

O que muda na prova?

As únicas coisas que mudam do Enem tradicional para Enem Digital são a forma da realização da prova. Isso porque, ao invés de ser realizada no papel, será realizada no computador de algum laboratório de informática em instituições designadas pelo Inep. Além disso, a data da realização também muda, pois o Enem digital é aplicado alguns dias antes do Enem tradicional.

Por exemplo, no ano passado as provas digitais foram aplicadas em Outubro e a outra em Novembro. A prova em si continua tendo o mesmo padrão de dificuldade, distribuição de conhecimentos e peso por questão. O tempo total da prova também mantem-se o mesmo.

Como foi a primeira edição?

A primeira versão do Enem Digital foi aplicada em 2020 e cerca de 50 mil alunos fizeram a prova, apesar de ter acontecido em plena pandemia do Coronavírus. Ocorreu tudo relativamente bem, apesar de poucas falhas técnicas, como computadores antigos e com navegação lenta, os alunos gostaram da novidade. Alguns até reclamaram de incômodo por passar muito tempo olhando para o computador, mas a maioria disse ter conseguido se organizar melhor na tela do que no quando a prova era no papel.  

Como será no próximo ano?

No próximo ano o Enem continuará como da mesma forma que o ano anterior, em dois domingos consecutivos, com questões objetivas e a redação dissertativa. Também haverá a opção de realização da prova digital em algumas cidades dos estados do Brasil. As novidades do ano passado permanecem neste ano, como o uso de máscaras, por conta da pandemia.

Quem pode fazer o Enem digital?

Todas as pessoas que estão aptas a realizar o Enem e residirem ou escolherem se deslocar até uma cidade que possua a opção do Enem Digital neste ano, podem realiza-lo desta maneira.

Como fazer o Enem digital?

Para realizar o Enem de forma digital é necessário entrar no site e oficial do Enem/Inep, selecionar “página do participante”, cadastrar-se ou fazer o login, preencher o formulário com seus dados e informar a opção de realização do Enem Digital.  Depois é só imprimir o boleto e aguardar o recebimento do cartão de inscrição, dizendo em qual laboratório você efetuará sua prova.