O que é bacharelado? Entenda a titulação e qual a diferença para outras

Published by Somali Almiron on

o que é bacharelado

A escolha do curso que você vai cursar é uma das decisões mais importantes da sua vida. E uma das mais difíceis também. Afinal, são tantas opções de cursos, tanto de humanas, quanto de exatas e biológicas. Aí, quando você finalmente se encontra em uma dessas áreas, ainda precisa descobrir qual o tipo de curso que você irá cursar. Isso porque existem três tipos de formações abrangidas dentro do ensino superior. Estes três tipos de formações são bacharelado, licenciatura e tecnólogo. Mas, afinal o que quer dizer cada uma destas opções? Todos os cursos possuem opção de bacharelado? E, o que é bacharelado? São estas e outras perguntas que iremos responder neste post. Continue sua leitura e entenda a diferença entre cada um destes graus acadêmicos.

O que é bacharelado?

O bacharelado é um nível de formação do ensino superior, que prepara o graduando com conhecimentos sólidos sobre determinado assunto. Os cursos que conferem o título de bacharel ao formando possuem duração entre 3 e 6 anos e habilitam o profissional a trabalhar em empresas, consultórios, escritórios, repartições públicas, laboratórios, clínicas, indústrias e em diversos ramos autônomos. Tudo dependerá do ramo de atuação do graduando. Por exemplo, um bacharel em educação física estará apto para trabalhar em academias, como personal trainer, educador físico; pode ministrar ginástica laboral em empresas, coordenador atividades de recreação em parques, SPAs e locais turísticos. Entretanto, para que um profissional de educação física possa dar aulas para o ensino fundamental e médio é necessário que ele possua formação acadêmica. Portanto, se o seu objetivo é dar aulas é mais indicado que você faça um curso de licenciatura.

A principal diferença entre a licenciatura e o bacharel é o fato de que na licenciatura a grade curricular é dividida entre disciplinas específicas sobre o assunto e disciplinas pedagógicas, como psicologia da educação, pedagogia, filosofia da educação e sociologia. Já no bacharelado a grade curricular foca mais nos conhecimentos específicos, não preparando o indivíduo para dar aulas para o ensino regular. Mas, e o tecnólogo? Bom, o tecnólogo é uma espécie de bacharel feito em um período menor de tempo. Pois, assim como o bacharelado, o curso tecnológico não prepara o aluno para dar aulas, focando também somente nos conteúdos específicos.

Em relação à carga horária total destes cursos, o bacharel e a licenciatura costumam ter o mesmo número de semestres. Agora, o tecnólogo possui geralmente a metade da carga horário dos outros dois. Por exemplo, a licenciatura em matemática possui 8 semestres e habilita o graduando a dar aulas em escolas. Já o bacharel em matemática, também curso os 8 semestres, com a diferença que ele estará apto para trabalhar em empresas, bancos ou seguir carreira de pesquisa. Já os cursos tecnólogos não costumam possuir mais de 6 semestres.

Bacharelado pode dar aulas?

O formação em bacharel por si só não habilita o graduando a dar aulas em colégios e escolas de formação básica. Se o bacharel quiser seguir carreira acadêmica, ele poderá optar com continuar estudando. Quando o curso que ele se formou possui as versões em bacharel e licenciatura, ele pode fazer somente as cadeiras de licenciatura e obter as duas formações. Agora, se o curso escolhido só possui a opção de bacharelado, ele poderá cursar uma especialização de complementação pedagógica.

Outra opção interessante para quem deseja dar aulas para o ensino superior é seguir diretamente para o Mestrado após a formação. Existem universidades e faculdades que aceitam professores para o ensino superior somente com o Mestrado. Porém, as universidades públicas e as mais conceituadas exigem que o professor de nível superior tenha doutorado para poder se candidatar às vagas de docência.

Quando optar pelo bacharelado?

O bacharelado é uma ótima opção para quem deseja seguir carreira em empresas, bancos, instituições, para pessoas que não pretendem dar aulas par ao nível fundamental e médio ou para pessoas que querem se formar de forma mais rápida e já começar a trabalhar. Se a área escolhida por você possuir somente tecnólogo ou bacharelado, você precisa decidir se quer uma formação mais sólida ou se prefere se formar logo e partir pro mercado de trabalho. Agora, se a formação escolhida por você possui as opções de licenciatura ou bacharelado, você deve entender se seu objetivo é dar aulas ou não.

Caso você ainda não tenha tomado esta decisão, você pode começar cursando uma das duas e depois, caso mudar de ideia, solicitar a troca de curso. Você também pode optar por iniciar uma das graduações e concluir a outra posteriormente, pois geralmente as universidades aproveitam as disciplinas de um curso no outro. Desta forma você terá duas habilitações e mais possibilidades na hora de escolher sua futura atuação.