O que é trainee? Entenda o cargo e veja quem pode concorrer

Published by Somali Almiron on

o que é trainee

Se você está à procura de emprego é muito provável que você já tenha se deparado com as vagas para Trainees. Essas vagas geralmente possui um salário relativamente bom e um número menor de exigências necessárias para poder se candidatar. São cargos superiores à estágios, pois possuem salários melhores e geralmente são vagas com regime de contratação celetista e, portanto, também oferecem mais benefícios, como planos de saúde, vale transporte, vale alimentação, entre outros. Mas, afinal, o que é trainee? Qual é o público alvo destas vagas? É o que vamos descobrir neste texto.

O que é trainee?

As vagas trainee são vagas destinadas aos profissionais que são recém formados ou estão concluindo a graduação. Costumam ser vagas para pessoas que estão iniciando sua carreira e desejam crescer dentro de uma corporação. As empresas contratam esse profissional, que costuma não ter vícios de outras empresas e treinam essa pessoa para assumir cargos importantes, como cargos de liderança.

Além de ser uma oportunidade para a empresa moldar esse profissional da maneira que ela precisa, também é uma oportunidade para o profissional, que está iniciando no mercado de trabalho e pode se beneficiar muito desta aposta, caso saiba aproveitá-la.

Quais os requisitos?

Para ocupar um cargo de Trainee, você precisa estar se formando ou ter se formado há no máximo dois anos em um curso de graduação do tipo bacharelado. Já em relação à idade dos candidatos, não é um critério explícito, mas é muito comum que as empresas contratem com mais frequência profissionais entre os 20 e 30 anos.

As empresas também costumam socilitar que este profissional tenha um nível intermediário ou avançado em outra língua além da materna. A língua solicitada com maior frequência é o inglês, pois ele é considerada uma língua mundial. Além disso, o candidato deve ter uma perfil proativo e as competências do profissional do futuro, como resiliência, protagonismo e comunicação assertiva.

Quais as vantagens de ser um Trainee?

As vagas de Trainee são verdadeiras oportunidades na carreira dos jovens profissionais. Pois durante o treinamento, eles ganham a vantagem de ter contato com diversos setores da empresa, inclusive com lideranças e profissionais experientes, que possuem muito a ensinar. Eles também são constantemente desafiados durante a experiência, aumentando de forma exponencial sua curva de aprendizado.

Outra grande vantagem é a oportunidade de participar e até protagonizar projetos importantes, que serão de grande valia no portfólio profissional do jovem profissional. E, como essas empresas geralmente são grandes corporações, como o Itau, por exemplo, eles ganham destaque e exposição, por carregar consigo o nome da empresa. Por fim, eles ainda costumam receber treinamentos que acrescentam muito no seu leque de conhecimentos. O profissional que passa por um emprego Trainee costuma descontar em sua vida profissional.

Se não bastassem todas estas vantagens, este profissional ainda costuma receber um salário bem atrativo se comparado à sua experiência profissional. Por isso, estas vagas costumem ser concorridíssimas e é necessário se preparar para elas. Vejamos agora o que você pode fazer para ir se preparando durante a graduação.

Como se preparar durante a graduação?

Para se preparar para uma vaga Trainee é necessário esforço! E para que esse processo de preparação se torne mais tranquilo, é legal que você comece o quanto antes. Algo que você pode fazer mesmo antes de entrar na graduação é começar a fazer um cursinho de inglês ou espanhol, pois estas vagas geralmente requerem um bom nível em outra língua.

Além disso, durante o curso você pode se preparar aproveitando todas as chances de assumir projetos e ir treinando seu protagonismo e iniciativa. Estudar com muita consciência e aproveitar bem as aulas também é essêncial, pois você acabará de destacando e desenvolvendo inúmeras habilidades, como o bom uso do tempo, a capacidade cognitiva, de concentração e de memorização.

As vagas de Trainee também exigem um bom relacionamento interpessoal e a capacidade de trabalhar bem em grupos, por isso, aproveite as tarefas em grupo durante sua formação para exercitar estas competências. O profissional que as empresas estão buscando possuem muito além do que só conhecimentos técnicos. Elas buscam pessoas com inteligência emocional, algo que só o tempo aliado ao esforço lhe ajuda a conquistar.

E aí, aprendeu o que é um Trainee e como se tornar um?

Agora que você já sabe o que é um Trainee e quais as vantagens de se concorrer a estas vagas, comece desde já a se preparar. Quanto antes você começar, mais fácil será e mais chances você terá de ser escolhido para ocupar este cargo tão interessante para o seu processo de ascensão na carreira! Apesar de serem vagas concorridas, entrará o profissional que estiver melhor preparado e esta pessoa pode ser você! Desde que você queira e se esforce para isso.